Já conhece o canal Como Tocar Violino?

O canal Como Tocar Violino

Atualmente com + de 100 mil inscritos e CINCO MILHÕES de visualizações, é um dos canais de conteúdo músical mais antigo do YouTube no Brasil, com início das atividades em 2015. Um formato totalmente diferente de tratar a música, indo muito além de somente tocar músicas.

Criado por mim, Arthur Lauton, inicialmente com o nome Profissão Músico, a ideia era mostrar ao público (de músicos de todos os níveis e também não músicos – mais conhecidos como “pessoas normais” haha) como era a vida de um músico profissional: a rotina em orquestras e eventos, dicas para quem aspira seguir o mesmo caminho, curiosidades musicais, aulas de teoria e prática, e entrevistas com grandes músicos e maestros (brasileiros e internacionais), ou seja, quase tudo sobre esse universo musical.

Essa ideia me ocorreu após minha própria irmã perguntar como era a minha rotina, pois saí da casa dos meus pais muito cedo, aos 17 anos, e nenhum deles vivenciou a minha profissionalização musical de perto.

Portanto, meu pensamento inicial foi:
“Vou mostrar para minha família como é a minha vida”.

Mas se nem a minha irmã sabia como era, imagina quantas pessoas poderiam desfrutar desse conteúdo e aprender um pouco mais ou até mesmo quem sabe se incentivar para seguir os meus passos.

Foi dito e feito!

Aos poucos recebi muitos elogios, críticas (mais construtivas no geral rs), comentários com diversas histórias que eu estava motivando, ajudando, teve várias pessoas que só entraram na faculdade porque consumiram o meu conteúdo.

E também tem uma série de pessoas que nunca me conheceram pessoalmente mas passaram a me tratar de forma muito mais íntima, com tanto carinho que eu nem imaginaria – às vezes até me vêem como o “guru do futuro profissional”, perguntando quanto tempo vão precisar para tocar em algum lugar rsrsrs (e obviamente não sei, porque não existe uma receita de bolo para ser seguida, cada um é cada um e existe uma série de variáveis para cada história).

Após vários erros e acertos, sabendo lidar melhor na frente das câmeras (a diferença entre os primeiros vídeos e os vídeos atuais é brutal! rsrs), aos poucos fui percebendo que grande parte do meu público é composto de violinistas de todos os níveis e me seguem exatamente por ser violinista, e não por produzir conteúdo geral sobre música…

Notando isso e observando o cenário nacional de ensino do violino, resolvi que posso ser muito mais útil do que apenas produzir conteúdos curiosos sobre música, e realmente produzir conteúdo de valor para violinistas!

Então a partir de 2020 decidi seguir essa linha específica, beneficiando milhares de violinistas e violistas de todos os níveis que agora têm acesso a aulas e dicas realmente profissionais sobre os assuntos mais diversos do universo violinístico.

O entretenimento já tem bastante espaço no YouTube e nas redes sociais, agora um bom conteúdo de ensino tem um diferencial muito maior no nosso mundo atual.

Ahhh! E fiquem tranquilos que o bom humor, a pegada mais leve, “relax” e descontraída, a forma mais humana… Não serão perdidos.
Afinal, música clássica não é chata e nem coisa de velho!

Continuo sendo o mesmo 😉

COMO e POR QUE estudar escalas?

Os segredos para melhorar no violino

COMO escolher um violino?

Siga nas redes sociais